CURSOS TÉCNICOS | CURSOS TÁTICos | PROJETOS ESPECIAIS

  • As Guardas Municipais são o novo paradigma da segurança pública no Brasil. Com atuação descentralizada e autônoma, muitas vezes não consegue potencializar seus recursos, perdendo com isso possibilidades de crescimento e de valorização de seus quadros. A falta de uma política pública de Estado para a Segurança Pública contribui para o fracasso de iniciativas que poderiam ser exitosas. Esperar alterações constitucionais para ampliar atuação e competências nos parece temerário, eis que não há previsão para tal, nem consenso sobre a emergencialidade. No entanto, existem várias possibilidades de ampliação da atuação das Guardas Municipais, quer na defesa das posturas municipais, quer na atuação contra a violência e o crime. Saber aproveitar essas oportunidades é entender as Guardas Municipais como organismos autônomos, mas integradas e complementares. Os cursos aqui propostos visam proporcionar as Guardas Municipais essa visão mais humana, moderna e empreendedora.

  • Img

    Mediação de Conflitos Extrajudiciais

    Muito se fala nas prerrogativas e poderes hoje existentes nas Guardas Municipais. O papel constitucional limita a atuação das GM, mas no entanto, não impede que as mesmas ampliem suas atividades em áreas que não vai usurpar e nem sobrepor atribuições de outrem. No esfera criminal, não podemos ignorar que a maior parte dos casos de homicídios, agressões e outras da mesma natureza se dão por razões banais. São homens e mulheres de bem que, por razões ou justificativas diversas, alimentam o ciclo da violência, por desconhecer ou não acreditar na existência de uma solução pacífica e dialogada. Atuar antes do crime e preveni-lo é proteger a população. Através desse curso, os Guardas Municipais estarão aptos a realizar mediações de conflitos extrajudiciais, proporcionando uma alternativa para que as pessoas da comunidade resolvam seus conflitos de forma colaborativa e não adversial, contribuindo assim para a formação de territórios de paz. A mediação de conflitos atua na fase pré crime, onde é possível interromper o ciclo da violência, impactando os indicadores criminais de homicídios, ameaças, lesões corporais dolosas, e, principalmente, resgata o sentimento de autodeterminação das pessoas da comunidade.

    Vide Curso

    Cadastrar Curso

  • Img

    Direitos Humanos Aplicados à Atividade Policial

    Segurança pública com direitos humanos não é utopia, mas sim, um objetivo de todas as instituições modernas que almejam o melhor para seus efetivos e para as populações que protegem. O policial é o guardião da ordem e da lei, e para desenvolver sua atividade com segurança e com legalidade precisa, antes de tudo, conhecer o significado dos Direitos Humanos, sua história e seu real papel, desmistificado e esclarecido. Os operadores de segurança pública não podem mais se furtarem ao compromisso de romper com o velho paradígma que rotula e impede a promoção da cidadania e causa prejuízos tanto a sociedade quanto as corporações, mormente as de segurança pública, antagonizando perante a midia e as comunidades aquele que pode ser seu principal promotor. Humanize ainda mais seus efetivos!

    Vide Curso

    Cadastrar Curso

  • Img

    Implantação de Conceitos de Policiamento Comunitário

      O modelo utilizado hoje no Brasil é ultrapassado e ineficaz. Não se pode mais admitir medir a eficiência da polícia pelo número de prisões ou tempo de atendimento nas chamadas. A sociedade moderna recente da falta de participação ativa no processo decisório sobre as questões de sua própria segurança. No entanto, não é possível trocar o modelo reativo atual pela polícia comunitária sem construir as bases que vão sustentar esse novo modelo. Nesse curso, os Guardas Municipais conhecem formas de interatividade com a comunidade local, suas formalidades frente a administração municipal e parâmetros de atuação. Aprendem também a importância de atuação integrada e em rede, e principalmente, a aceitação da colaboração comunitária.

      Mais que uma filosofia e uma estratégia organizacional, é o novo paradígma de atuação das Guardas Municipais. Baseada na premissa de que as instituições e a comunidade devem trabalhar unidas na identificação e resolução dos problemas, objetiva transformar a realidade local, diminuindo o crime, a desigualdade e a exclusão. As Guardas Municipais, preventivas e comunitárias por origem, precisam investir na adoção de posturas de proximidade e de interatividade com a sociedade, e nesse ponto, o policiamento comunitário oferece ferramentas para tornar viável essa aproximação.

    Vide Curso

    Cadastrar Curso

  • Img

    Planejamento Operacional

    Uma das dificuldades encontradas na administração de uma Guarda Municipal é dimensionar sua capacidade operacional frente as inúmeras necessidades programadas ou não do cotidiano. Conciliar as atividades do dia a dia com as solicitações da comunidade e os eventos promovidos nas cidades, requer planejamento e capacidade gerencial, sem os quais os serviços perdem eficácia e as cidades e seus cidadãos arcam com esse prejuízo, que muitas vezes é traduzido com insegurança e vulnerabilidade. Portanto, é fundamental os gestores e auxiliares da segurança municipal possuírem mecanismos eficazes de controle e de produção de indicadores de atividade para empregar racional e economicamente os meios e recursos à sua disposição. Uma Guarda Municipal valorizada deve ser capaz de demonstrar sua eficácia e objetividade.

    Vide Curso

    Cadastrar Curso

  • Img

    Libras

    As pessoas com deficiência têm seus direitos garantidos pela Constituição federal, por Decretos e Leis federais, e Convenções internacionais. De acordo com a Constituição Federal de 1988 (art. 24), compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre a proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência. Entretanto, é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (art. 23), cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.

    Vide Curso

    Cadastrar Curso